Resenha | “O Bairro da Cripta” oferece terror de qualidade para leitores exigentes

É sempre uma tarefa difícil falar sobre um bom livro. O que faz um livro ser especial? Como mostrar para outras pessoas que algo vale a pena? É sentindo essa dificuldade que começo a escrever esse texto. O livro em questão é o primeiro tomo de O Bairro da Cripta (adicione ao Skoob), livro de contos do M.R. Terci. Irei tentar estabelecer um diálogo bem direto com você, leitor. Espero compartilhar a experiência que tive de maneira clara para que você consiga entender os pontos que tornam essa obra relevante.

o bairro da cripta 2

Para inicio de conversa, é importante ressaltar a ordem que foi estabelecida no livro. Diferente de alguns livros de contos – em que as estórias são bem distintas –, esse primeiro tomo se destaca pela ligação entre os contos. O Bairro da Cripta, localizado na cidade de Tebraria, é o lugar que abriga os estranhos acontecimentos. Criar um local específico para o decorrer de todos os casos é, a meu modo de ver, o maior acerto do livro. Independente dos tipos de personagens, que variam bastante entre os contos, é possível sempre acreditar em um bom desenvolvimento devido à segurança que o mal afamado bairro oferece ao leitor. Tebraria e o Bairro da Cripta são cenários bem construídos, muito bem pensados e excelentes para contos de horror e terror. Arrisco dizer que se não fosse por esse cenário o livro teria um ritmo completamente diferente. A sensação é de que tanto a cidade quanto o bairro possuem vida própria, influenciando em tudo e criando uma linha maravilhosa entre os contos.

contos

Agora que temos uma noção estabelecida do local onde tudo acontece, é chegado o momento de dar mais um passo. Vamos entender melhor os contos que dão forma a esse primeiro tomo. Acredito que mais importante do que comentar sobre todos os contos é avaliar a maneira e estilo deles no geral. E foi exatamente isso que me surpreendeu – estilo, maneira, modo. Apesar de contemporâneos, os contos de O Bairro da Cripta são desenvolvidos com forte influência do horror e terror clássico. É possível ver acima de tudo a influência de H.P. Lovecraft. Mas não se engane, apesar da influência clássica, você irá encontrar um livro de caráter único. O clima me agradou bastante, uma mistura de cotidiano com sobrenatural mantendo sempre o equilíbrio. Os contos são curtos e completos, sem nenhum tipo de “gordura”, direto ao ponto. Costumo indicar o meu conto favorito, mas nesse caso não me vejo capaz de fazer isso, tendo em vista que gostei de absolutamente todos.

mr terci

Não é possível falar sobre O Bairro da Cripta sem tecer algum comentário sobre seu autor, o talentoso M.R. Terci. Posso dizer que o Terci (grave esse nome) é uma espécie de poeta do horror/terror nacional, sua literatura tem um estilo próprio, cheia de elegância, capaz de entreter e assustar na medida certa. Sua escrita rebuscada pode causar certa dificuldade para quem não está acostumado com literatura clássica, mas não será necessário mais que algumas páginas para se adaptar ao estilo único e inteligente do autor. É sem dúvidas um dos nomes que mais tem a oferecer para os fãs do gênero, um autor completo.


Acho melhor terminar meu texto aqui, é importante que você descubra o restante por conta própria. Ficou interessado? Aqui vão algumas dicas: O Bairro da Cripta é uma série dividida em tomos, e até o momento nós temos dois tomos disponíveis (o terceiro previsto para JUNHO/2016). Você pode adquirir os livros em formato físico pelo site do autor e conhecer outras obras dele através dos e-books publicados na Amazon. Por enquanto é isso. Espero ter despertado um pouco de curiosidade para uma obra que merece atenção. Qualquer coisa, deixe seu comentário.

nota

✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪

4 comentários sobre “Resenha | “O Bairro da Cripta” oferece terror de qualidade para leitores exigentes

  1. Olá!!! Nossa, que resenha! Parabens, preciso dizer que foi uma das melhores que li da obra. Eu sou fã do autor, li ao livro e compartilho da mesma opinião estabelecida aqui. Não lia terror clássico, minha zona de conforto eram os contemporâneos. Digo que após conhecer a escrita do autor, fiquei mais exigente.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obrigado ❤ O Terci tem uma escrita excelente, ler sua obra é interessante para crescer como leitor e aprender a selecionar melhor nossas leituras. Espero ler mais coisas dele em breve 🙂

      Beijos!

      Curtir

  2. Hoje terminei O Bairro da Cripta tomo I e uaaaaal que livro magnifico. O Terci consegue prender o leitor do começo ao fim com suas obras e alem disso ele é um poeta, pois a sua escrita soa como poesia em prosa e eu adoro demais.
    Estou lendo o tomo II, Caídos e Os Santos de Colditz que são obras maravilhosaas, sua mitologia é muito boa e as vezes me sinto como se eu estivesse ali, se eu fosse uma tebra ou uma bruxa.
    Gostei da sua resenha e espero que leia outros livros e faça outras resenhas. Ta de parabéns 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Olha só, temos aqui uma leitora assídua das obras do Terci, hahaha. Ele consegue, realmente, cativar o leitor. Sua escrita é única e prazerosa, espero ler mais em breve.

      Obrigado por gastar um tempinho lendo a resenha e por apoiar o horror nacional 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s