Especial | 5 livros para NÃO subestimar em 2016 – Lançamentos da DarkSide Books

Eles virão em breve pedindo um pouco da sua atenção. Quando bateram à sua porta, por favor, deixe que entrem. Eles são alguns dos lançamentos da DarkSide Books para 2016. Nesse texto irei comentar sobre 5 livros que não devem ser subestimados esse ano. O motivo dessa lista é simples: entre clássicos que serão lançados pela editora durante 2016 – Edgar Allan Poe, Lovecraft, Frankenstein e tantos outros – alguns títulos importantes podem acabar, naturalmente, chamando menos a atenção dos leitores. É por isso que me proponho a compartilhar essa lista com alguns lançamentos já confirmados pela editora, livros que merecem receber a devida atenção.

Todos os livros citados aqui foram apresentados no Caveira Talkshow – evento organizado pela DarkSide Books para apresentar alguns  dos lançamentos de 2016. Acredito que os livros que escolhi citar se destacam por não serem exatamente livros de terror (talvez alguns), mas que mesmo assim merecem destaque por chamar a atenção para algum tipo de medo que carregamos. São livros que vão além. Sem mais delongas, vamos aos livros:

CONFISSÕES DO CREMATÓRIO, de Caitlin Doughty

Aos 16 anos, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.

confissões do crematorio

O que sinto com relação a esse livro é uma enorme capacidade de ir além. Confissões do Crematório lida com a morte, um tema cheio de superstições e difícil – porém necessário – de ser abordado. Creio que esse será um livro de tema bem definido, mas capaz de tratar várias coisas de maneira única. A autora tem um forte engajamento nas redes sociais e é conhecida como a Morticia da nova geração. É sem dúvidas um livro promissor, deve ser aguardado com carinho por nós leitores.

BEM-VINDO À CASA DOS ESPÍRITOS, Christopher B.

Uma casa perdida no meio do nada parece ser um bom lugar para esconder os mais sombrios segredos. Principalmente quando se trata de uma casa invisível a olhos não autorizados por seu dono, o enigmático Andrew Ranulf. Andrew é um imigrante russo, membro dos Alcoólicos Anônimos e um bruxo famoso. Sua técnica de conversar com os mortos através de vídeos atrai muitos clientes. Andrew se tornou frio com o tempo mas possui uma estranha dona para o seu sombrio coração: uma sereia de carne, osso e escamas.

a casa dos espiritos

Bem-Vindo à Casa dos Espíritos parece desenvolver uma narrativa cheia de segredos, e segredos podem ser perigosos.  O autor de O Demonologista, Andrew Pyper, comentou que “o livro é ao mesmo tempo belo e aterrorizante, mágico e realista, literalmente maravilhoso”. É um livro que deve misturar o clássico com o contemporâneo, capaz de gerar uma grande expectativa e que merece uma boa parcela da nossa atenção.

EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS, de C. Vanderpool

Em Algum Lugar nas Estrelas é uma daquelas grandes histórias que permanecem com você por muito tempo, perfeita para ler entre amigos ou passar de pai para filho. Tudo que é real pode ser uma grande fantasia ou uma coincidência inevitável. Somos muito mais que um simples desejo do acaso.

algum lugar nas estrelas

Este é um caso a parte, tende a ser um dos livros mais diferentes do catálogo da DarkSide Books. O que mais chama a atenção é a proposta do livro em tratar a música na vida das pessoas. Segunda-feira, por exemplo, é dia de Louis Armstrong; terça-feira é dia sem música; quinta-feira é dia de Frank Sinatra e assim por diante. O livro recebeu a Menção Honrosa do Printz Honor Awards em 2014, foi indicado a outros prêmios e eleito o livro Young Adult do ano. Parece ser um livro de delicadeza singular, diferente de tudo.

O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS, de Keith D.

Um livro para fazer você fechar as cortinas e conferir se não há nada embaixo da cama antes de dormir. O Menino que Desenhava Monstros receberá o tratamento monstruoso já conhecido pelos leitores da DarkSide em 2016. A história também vai ganhar uma adaptação para os cinemas, dirigida por ninguém menos que James Wan, diretor de Jogos Mortais e Invocação do Mal.

o menino que desenhava monstros

Esse é um livro que parece tratar a inocência de uma maneira assustadora, por isso chama tanta atenção. É preciso tomar muito cuidado ao misturar o lado inocente de uma criança com uma situação assustadora, e pelo visto O Menino que Desenhava Monstros faz isso de modo exemplar. O diretor James Wan disse: “Fiquei encantado e me perguntava como uma história poderia ser tão assustadora e delicada. Os monstros do pequeno Jack também são nossos”. Tem tudo para ser encantador, um livro que promete trabalhar com vários elementos e que não pode de maneira alguma ser subestimado.

O ÚLTIMO ADEUS, de Cynthia Hand

O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.

o ultimo adeus

Todos nós já passamos ou vamos passar por um momento de luto. É abordando esse sentimento do luto que o livro consegue se destacar. “Uma excelente reflexiva exploração da dor e da tristeza do luto”, avaliou o School Library Journal. Parece ser uma obra bem sutil e imersiva, algo que consegue estabelecer uma ligação com o leitor facilmente.  A proposta é interessante, por isso merece destaque entre os lançamentos que não devemos subestimar.


Esses são alguns dos lançamentos da DarkSide Books para o primeiro semestre de 2016. Não citei outros ótimos títulos que estão por vir para não fugir da proposta do texto, mas você pode acompanhar tudo seguindo as redes sociais da editora e pela página do Sr. Machado no Facebook. Os livros citados são grandes apostas e merecem ser lidos tanto quanto os clássicos que chegam esse ano. Meus comentários foram feitos com base na minha expectativa para esses livros – não são sinopses. Por enquanto é isso. Não subestime e até a próxima.

2 comentários sobre “Especial | 5 livros para NÃO subestimar em 2016 – Lançamentos da DarkSide Books

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s