Investigação, ocultismo e sangue: a receita perturbadora de “Coração Satânico“

As palavras que aqui escrevo são oriundas de uma intensa admiração pela obra Coração Satânico, de William Hjortsberg, e um convite para um passeio sinistro e obscuro. Trata-se de um texto cujos principais objetivos são recompensar – ao menos em tentativa – a leitura que eu tive e colocar outros leitores no mesmo caminho que estive. Espero servir como um mero incentivador e influenciar positivamente os mais curiosos leitores para o livro em questão. Aproveite o momento para desfrutar de algum conforto, pois o mesmo não será possível quando você estiver imerso nas páginas deste clássico absoluto.

coraxao6

Permita-me pegar o espírito do livro e propor uma breve investigação. Para início de conversa, quero que você, leitor, analise comigo um ponto que leva ao que considero o grande diferencial de Coração Satânico, dando uma de detetive para tentar entender e solucionar o motivo pelo qual o livro consegue se destacar entre tantos. Antes de qualquer análise, é preciso enxergar a forma da obra, digamos assim, para correr atrás da pista certa. Coração Satânico é, em suma, uma mistura de investigação e terror; um romance policial e de terror ao mesmo tempo. Creio que apenas essas características não são o suficiente para fazer da obra um destaque, embora provoquem, naturalmente, interesse e curiosidade. A mistura de tais gêneros passava longe de ser algo inédito em 1978, ano em que o livro foi lançado originalmente; William Hjortsberg não inventou a roda – os contos de Edgar Allan Poe e algumas histórias de Arthur Conan Doyle são provas disso e meus exemplos favoritos quando o assunto é terror e investigação. Todavia, existe algo em Coração Satânico que o torna diferente, algo que o destaca dos demais.

coraxao9

Muitos podem alegar que o sucesso de Coração Satânico está em seguir gêneros consagrados: romances policiais são muito bem aceitos, enquanto os de terror têm um público fiel e entusiasmado. Quem tende a considerar essa hipótese pode chegar facilmente a conclusão de que o livro é apenas uma receita bem seguida e, por isso, não deve apresentar nada novo e surpreendente. Esse é um pensamento que eu pretendo apagar da cabeça de um leitor que, ainda indeciso, busca um bom motivo para encarar a leitura. Explicar o diferencial de Coração Satânico pode ser tão difícil quanto solucionar o caso contido em sua trama – como leitor, você pode até chegar perto, mas dificilmente conseguirá desvendar o mistério por conta própria. Quero aproveitar o fato de não ser o único investigador por aqui para tentar, enfim, encontrar uma resposta razoável para tal diferencial.

coraxao10

O que de fato torna Coração Satânico diferente? Escrevo este texto ainda tentando entender o motivo pelo qual me senti tão fisgado pela obra, dando o meu melhor para citar aqui ao menos uma parcela de suas qualidades. Citei, até o momento, a mistura de terror e investigação. Agora, vou direto ao ponto, expondo o que encontrei de especial e marcante no romance. É importante dizer que tudo que escrevo a seguir é fruto das minhas sensações e sentimentos com relação ao livro, portanto, foge de uma análise precisamente técnica. Trata-se apenas de alguns pontos e opiniões que considero importante destacar.

coraxao8

Coração Satânico tem seu destaque nas entrelinhas. O romance sabe, sim, seguir uma receita de sucesso, mas é no detalhe que o livro alcança seu diferencial. A trama chama a atenção por ser elaborada com um cuidado minucioso e por apresentar elementos que beiram o inimaginável. Durante a leitura, minha imaginação foi tomada por descrições deslumbrantes de uma antiga Nova York e do mau que se insinua em cada esquina. Dizer que fui instigado a fazer parte deste cenário não faz jus a realidade, pois, quando me dei conta, percebi que nada se tratava de uma opção. Coração Satânico é um livro autoritário com uma narrativa que não te dá escolhas – uma vez iniciado, é necessário prosseguir até o fim. Essa é uma de suas principais características, um detalhe (se é que posso definir assim) que o destaca e diferencia de tantos outros livros do gênero.

coraxao7

Outro fator que me impressionou foi a competência que a obra teve para se aprofundar em assuntos obscuros. Coração Satânico é extremamente certeiro ao abordar temas como vodu, ocultismo e sacrifícios em geral. Tudo caminha e se desdobra invejavelmente sobre uma tênue linha e, com muito esmero, uma narrativa bastante precisa é construída. Essa sinistra profundidade, somada aos detalhes, resulta em um livro único. Nunca li nada parecido, mesmo tendo um enorme gosto por obras de suspense, terror, investigação e mistério. Ainda sinto aflição e um leve arrepio ao lembrar dos detalhes macabros que se espalham ao longo da trama – detalhes que transformam a leitura de Coração Satânico num passeio terrivelmente chocante e assustador.

coraxao2

Nesse romance, William Hjortsberg demonstrou uma inspiração fora do comum. O livro é tão bem escrito e tão instigante que qualquer ideia de questionamento a respeito de seu talento como autor se torna desnecessário. Coração Satânico é um ponto fora da curva, um clássico absoluto, um sucesso do gênero, e tudo isso devido ao trabalho competente e atencioso de seu autor. Seu livro é de leitura prazerosa e praticamente obrigatória para aqueles que apreciam uma estória pesada e bem pensada. Provei e aprovei a obra-prima do autor, a colocando instantaneamente entre as minhas favoritas, pois Coração Satânico figura facilmente como um dos livros mais intensos e insanos que já tive o prazer de ler.

coraxao5

Aproveito a oportunidade para destacar – mesmo que redundantemente – o trabalho impecável da DarkSide Books. Aqui, não me refiro apenas ao cuidado editorial com relação a parte física do livro, mas sim a coragem envolvida para lançar um livro desse nível. Coração Satânico é perturbador e exige culhões, coisa que a editora sempre teve, nos entregando obras que dificilmente viriam à tona de outra maneira.

cs1

Posso terminar minhas considerações por aqui, satisfeito por ter compartilhado com você, leitor, um pouco da minha experiência de leitura. Também expus aquilo que considero o diferencial de Coração Satânico – uma obra profunda e atenta aos detalhes – e agora torço para ter despertado o mínimo de seu interesse. Esse romance perturbador, macabro e especial merece alcançar a mente de um número cada vez maior de leitores, e eu espero que este texto tenha sido bom o suficiente para ajudar nisso. Leia sem moderação.

Livro recebido em parceria com a DarkSide®

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s