Louco, violento e visceral: “Fábrica de Vespas” é o livro ideal para os amantes da literatura pesada

Fábrica de Vespas! Permita-me começar a narrativa dando ênfase a este título, pois estou, no exato momento, impressionado por ele em todos os sentidos. Estou aqui relembrando o contato que tive há poucos dias com a obra que carrega esse nome curioso e um tanto perturbador. Não tive como realizar qualquer tipo de comentário sobre o livro que vos falo após o término da leitura, precisei de um tempo de recuperação para assimilar e somente agora – não tanto tempo depois, acredite – tenho a capacidade de falar algo. Assim como Frank, protagonista da história que desejo abordar, tentarei manter você, caro leitor, o mais próximo possível do que estou pensando e sentindo. Espero ter sua atenção por alguns minutos.

1

Antes de qualquer outra coisa, quero deixar claro sobre o que estou falando de maneira breve, já que não pretendo me aprofundar muito na parte técnica. Fábrica de Vespas é um livro escrito por Iain Banks que aborda como funciona e o que se passa na mente em formação de um psicopata. Frank é um garoto de apenas 16 anos que vive em um vilarejo com seu pai. Eric, seu irmão mais velho, está em um hospital psiquiátrico e sua mãe os abandonou. Frank é recluso e tem o costume de cometer atos estranhos para aliviar suas frustações. Essas poucas palavras resumem a história que acabou se tornando um dos cem romances mais importantes do século XX. O livro foi publicado pela DarkSide Books, primeira editora a trazer o polêmico livro de Banks para o Brasil. Agora, sem mais delongas, posso fazer o que tenho como objetivo: comentar o quão impressionado fiquei com esta obra-prima.

2

Fábrica de Vespas é com certeza um dos livros mais pesados que você pode conhecer, não tenho dúvida. No meu caso, o livro mais barra pesada do ano. Não há motivo para exagero, o que digo é a mais pura realidade, resultado de uma experiência sem precedente. Tudo bem, assumo que ainda estou abalado pelo conteúdo, mas quem não ficaria? Não consigo imaginar alguém capaz de permanecer indiferente após terminar uma leitura como essa. Estou abalado, claro, mas ainda permaneço com a razão ao meu favor – tive o cuidado de não a perder completamente entre as páginas. A estrutura do livro em si já é cuidadosamente pensada para mexer com leitor, tudo na história é elaborado para levar quem está lendo a se sentir isolado e temeroso. Enquanto estava lendo, percebi que a obra tinha como uma de suas nítidas intenções me captar por completo, prender completamente minha atenção para transmitir cada minúcia. Deu certo: estive imerso em sua narrativa do começo ao fim. Se existe algo em que Fábrica de Vespas não falha de maneira alguma é em encontrar cada espaço vazio na mente do leitor para adentrar e fazer seu estrago.

4

Mas afinal de contas, o que é Fábrica de Vespas? Darei, com a sua permissão, algumas das minhas definições para esse romance avassalador. Fábrica de Vespas é um novo nível de psicopatia; um grande perigo; uma experiência com o bizarro; uma descarga elétrica de 220 volts; uma estranheza; um impulso; um peso; uma agonia e – a minha definição favorita – um soco na cara. Tudo isso e mais um pouco. E sabe o porquê você deve ler este livro? Por sua loucura, simples assim. Esse é o tipo de obra que eu posso definir de várias maneiras, como fiz aqui, mas você só precisa de um único motivo para ler, e a loucura é esse motivo. Um livro louco que te fará louco enquanto durar sua leitura.

3

Iain Banks é um autor que merece respeito, tenha certeza disso. Pelo visto sua frustração por não ter escrito uma ficção científica (assunto abordado no prólogo) o motivou a escrever um livro completamente perturbador. Talvez o destino tenha conspirado a favor do autor, pois Fábrica de Vespas alcança o que não muitas obras de ficção científica conseguem – assustar o leitor com a possível realidade, com a probabilidade de fazer com que aquilo que dá vida a sua história possa acontecer de fato. As loucuras do livro podem estar mais próximas do que imaginamos. Que bom que algumas coisas deram errado para Iain Banks, de outra forma provavelmente não teríamos algo tão poderoso quanto esse seu romance.

5

Esse é o tipo de livro que você não pode deixar para depois (já basta o tempo que passamos sem tê-lo disponível por aqui), o tipo de leitura que você precisa realizar o quanto antes. Mesmo sendo uma história incrivelmente perturbadora – pense em todas as maneiras que usei para tentar definir a obra – você irá se surpreender de maneira positiva. Devemos dar prioridade para os livros que nos surpreendem, e Fábrica de Vespas é um deles. Aproveite a oportunidade, leia; tenho certeza que você não irá se arrepender.

Livro recebido em parceria com a DarkSide®

 

Deixe um comentário

