Do papel para as telas: 3 motivos para ler Donnie Darko, o clássico “cult” de Richard Kelly

Talvez você ainda não saiba da novidade e comece esse texto se perguntando sobre como é possível ler Donnie Darko, o clássico dos filmes cult. Para que fique tudo claro, darei uma breve explicação. Antes de se transformar em um filme propriamente dito, Donnie Darko, assim como todo filme, teve seu roteiro escrito. É sobre esse roteiro – lançado aqui no Brasil pela DarkSide Books – que pretendo falar, apontando, de acordo com a minha experiência, três motivos pelos quais você deve se interessar na leitura.

1 – O FILME EM SUA ESSÊNCIA 

donniedarko_1

Pode parecer um tanto óbvio, mas o maior motivo para ler o roteiro de Donnie Darko é conhecer a obra em sua essência, em sua forma mais básica – e não me entenda mal, pois com básico eu não quero dizer simples. O que mais me agradou, como fã do filme, foi ter a oportunidade de entender tudo em detalhes. Ler o roteiro é uma experiência importante e agradável por nos proporcionar o entendimento de cada detalhe, coisas que às vezes deixamos escapar apenas assistindo ao filme (independente de quantas vezes). A sensação que fica após a leitura é a de ter usado um pente fino na obra, nenhum detalhe passa despercebido.

2 – A MENTE POR TRÁS DA OBRA

donniedarko_2

A curiosidade é uma das consequências que se tem ao conhecer algo cativante. É natural querer saber como e de onde surgiu a ideia para as coisas que admiramos. Nesse sentido, um dos grandes motivos para investir na leitura do livro está em Richard Kelly, diretor e roteirista de Donnie Darko. O livro possui uma ampla entrevista que disseca as situações que Richard Kelly precisou contornar para tornar Donnie Darko uma realidade. São várias páginas de perguntas e respostas com o diretor/roteirista, um conteúdo que acrescenta qualidade e sacia boa parte das curiosidades que um fã do filme pode ter.

3 – UMA OPORTUNIDADE ÚNICA 

donniedarko_3

Não é sempre que temos a oportunidade de ler um roteiro – mesmo sendo um leitor de longa data, essa foi a minha primeira experiência com esse tipo de texto, para que você tenha ideia de como a chance para apreciar uma leitura desse tipo surge com pouca frequência. Este não é apenas mais um livro sobre um grande filme, mas sim um documento único; uma oportunidade para se aprofundar na história de um dos filmes mais complexos de todos os tempos. O livro transcende a proposta de roteiro para se tornar uma espécie de guia, uma fonte de informação na qual os fãs de Donnie Darko podem confiar.

Livro recebido em parceria com a DarkSide® 

nota

✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s