Resenha | Sejam bem-vindos ao “Circo Mecânico Tresaulti”, um verdadeiro espetáculo literário

Como é boa a sensação de ser surpreendido, o prazer de ter todas as expectativas superadas. Tive o privilégio de sentir isso e mais um pouco recentemente, quando realizei a leitura do i-n-c-r-í-v-e-l Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine. O livro em questão estava esgotado há algum tempo – hoje, sinto agonia só de pensar nisso –, mas acaba de ganhar uma reedição da DarkSide Books. Proponho-me a fazer alguns comentários sobre essa obra que, graças aos deuses, foi publicada aqui no Brasil e voltou da melhor forma para nós, leitores. Senhoras e senhores, com vocês, o Circo e sua trupe.

O que é o Circo Mecânico Tresaulti?

20160517_142632

Eis aqui a parte mais difícil: tentar definir O Circo Mecânico Tresaulti em poucas palavras. Em um mundo com características de pós-guerra (de certa forma, a guerra ainda não acabou), um circo sobrevive passando por várias cidades e proporcionando entretenimento para as pessoas. Este circo – que leva o nome de Circo Mecânico Tresaulti – é formado por sobreviventes de guerra e funciona de uma maneira bem atípica. No comando do circo temos Boss, personagem detentora de uma característica especial: concertar pessoas. Substituindo ossos por canos, engrenagens e coisas do tipo, Boss consegue dar vida, literalmente, ao circo. Em suma, O Circo Mecânico Tresaulti é um livro que nos traz como enredo o funcionamento de um circo incomum em um cenário devastado, mas que consegue aos poucos fazer uma reflexão sobre o comportamento e a condição humana em situações adversas.

Estrutura única para livro único

20160517_143140

Eu sou a favor e sempre me encanto com livros que fogem da estrutura padrão para contar uma estória (Onde Cantam os Pássaros é um ótimo exemplo disso), e às vezes esse recurso é tão bem utilizado que fica até difícil de explicar. O Circo Mecânico Tresaulti é muito diferente em sua estrutura, definir uma linha do tempo é quase impossível. Passado e presente se misturam em capítulos concisos que são narrados tanto na primeira como na terceira pessoa. Mas não se intimide, isso não torna o livro confuso ou difícil de ler. Com uma linguagem um tanto poética, a autora consegue dar profundidade e charme ao livro – a dureza é de certa forma amenizada pela beleza da linguagem. Não temos algo linear, mas tudo funciona e se encaixa em uma estrutura diferente e bem definida.

A maneira como tudo se encaixa

Untitled 1.png

Algo que me surpreendeu e que eu acredito que irá surpreender a grande maioria dos leitores é a maneira como tudo se encaixa. O Circo Mecânico Tresaulti funciona como uma espécie de quebra-cabeça, seus personagens são peças que aos poucos vão se encaixando. O leitor irá saber o lugar exato de cada peça conforme o livro se desenvolve e seus personagens crescem; existe o prazer de conhecer, ir pensando e descobrindo lentamente o que tudo significa para no final formar a grande imagem.

Um livro que deixa sua marca

20160517_143639

Arrisco dizer que é impossível ler O Circo Mecânico Tresaulti e sair ileso, sua leitura causa diversas sensações e faz com que você cresça como leitor. Esse é o tipo de livro que fará você refletir, se emocionar e se divertir – tudo na medida e no momento certo. Merece ser elogiado e respeitado por conseguir reservar seu espaço na mente – até mesmo no coração – de quem o lê. O tipo de livro que não morre após ser fechado. Por esse e outros motivos, indico sem receio algum sua leitura. Espero que essa obra se torne especial para mais pessoas e que esse texto sirva de inspiração.

Livro recebido em parceria com a DarkSide® Books, para mais informações acesse o site e redes sociais da editora: Facebook | Twitter | Instagram | G+ | YouTube

nota

✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪

 

2 comentários sobre “Resenha | Sejam bem-vindos ao “Circo Mecânico Tresaulti”, um verdadeiro espetáculo literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s