Resenha | “Louco ou Cruel?” – um livro técnico e definitivo sobre serial killers

Como surgem os serial killers? Como se comportam? A loucura os move ou é apenas crueldade? Arquivos Serial Killers – Louco ou Cruel? trata essas e várias outras perguntas unindo uma linguagem técnica e ao mesmo tempo agradável. Ilana Casoy, especialista em criminologia, é a autora responsável por nos apresentar diversos casos em uma obra que estuda com perfeição a mente (assim como todo o comportamento) desses seres.

20160505_211629

Este livro é dedicado às vitimas conhecidas e desconhecidas de assassinos loucos ou cruéis, cujas histórias de sofrimento e morte só podemos adivinhar. É dedicado também aos seus pais, filhos, irmãos, companheiros de vida e amigos que nunca tiveram a chance de se despedir. – Ilana Casoy

Embora eu tenha citado que o livro aborda diversos casos (dezesseis, para ser exato), não é neles que eu quero focar neste texto. Minha ideia é demonstrar o quão cirúrgica Ilana Casoy foi abordando o tema, ao ponto de transformar sua obra acessível para qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto.

O livro abre fazendo uma ótima análise de quem é um serial killer. Primeiramente, temos que entender que serial killers não são todos iguais, eles são divididos em tipos e possuem fases. Visionário, missionário, emotivo e sádico – quatro tipos em que serial killer pode se encaixar. Além dos tipos, existem as fases: o comportamento é variável. Acho essa parte muito importante, pois quebra essa ideia de que todos são iguais – se assim fosse, seria muito mais fácil lidar.

Untitled 2

Em seguida o livro aborda aspectos gerais e psicológicos, se atendo também a possíveis vítimas. É uma parte muito rica para que o leitor entenda como os serial killers agem, quais são suas motivações, desejos e fantasias. Um belo estudo de como é a convivência deles em sociedade. Muitos mitos e crenças que temos entram em pauta: todos os serial killers são homens? São todos loucos? Possuem aparência estranha? Tudo é respondido com base cientifica – porém sem complicações – nos ajudando a deixar certos preconceitos de lado.

Por fim, mas não menos importante, temos uma parte dedicada ao estudo de perfil criminoso e todo o processo de investigações. Considero essa parte de extrema importância, pois demonstra com clareza que os famosos serial killers dos filmes de hollywood estão longe da realidade. É aqui que o leitor irá se familiarizar com os termos técnicos usados em investigações, entender quais recursos podem ser utilizados e como os profissionais da área trabalham na cena do crime.

Untitled 1

Ao terminar a leitura, me vi impressionado com a quantidade de informações absorvidas. Ilana Casoy consegue se aprofundar em vários aspectos sem tornar o livro maçante, algo muito difícil de alcançar e que merece destaque. Sempre tive curiosidade pelo tema, essa espécie de universo que existe dentro da mente de criminosos. Arquivos Serial Killers – Louco ou Cruel? é um livro que funciona perfeitamente para leitores que buscam um primeiro contato, muito útil para entender como funciona o processo como um todo. Histórias reais, assassinos reais. Indico sem receio, é sem dúvida um desses livros definitivos sobre o tema.

nota

✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪

2 comentários sobre “Resenha | “Louco ou Cruel?” – um livro técnico e definitivo sobre serial killers

Deixe um comentário