Literatura | 6 motivos para ler “Golem e o Gênio”, a fábula eterna de Helene Wecker

Quem não gosta de conhecer uma ótima história? Logo em seu romance de estreia, Helene Wecker nos presenteia com uma fantasia incrível, diferente de tudo que eu já havia lido. Pensando em retribuir a experiência que tive, resolvi compartilhar com vocês 6 motivos para ler “Golem e o Gênio”. Espero conseguir expressar por aqui o quanto gostei dessa obra. E os motivos são…

Um romance fantástico ímpar

Golem e o Gênio não é apenas mais uma obra de fantasia. A trama se passa em Nova York na virada do século XX e conta a história de dois seres mitológicos. A golem é uma criatura feita de barro e o gênio (ou Djim) é um ser de fogo. Reunir esses dois seres em uma história já é algo bem diferente do que estamos acostumados a ver em livros do gênero, agora, imagine esses dois seres tendo que viver em Nova York por motivos diferentes. O livro é como uma mistura de fantasia e cotidiano e consegue ser convincente, curioso e emocionante na medida certa. Acredite: você nunca viu nada igual.

A beleza de duas grandes culturas

No livro temos um conflito bem elaborado entre cultura árabe e judaica. Essas duas ricas culturas e seus elementos dão um tom muito especial ao livro, pois temos o judaísmo contrastando com o misticismo da cultura árabe, gerando para o leitor o incrível clima de cotidiano e fantasia constantemente. É uma combinação simplesmente maravilhosa, casou perfeitamente durante todo o livro.

Todo mundo tem uma história

Um ponto forte em Golem e o Gênio é a maneira como os personagens são apresentados e construídos. Aqui nada é gratuito, ninguém aparece na história apenas por aparecer, todos possuem suas características e história de vida. Diferente de outros livros de fantasia, onde personagens aparecem e desaparecem sem um bom motivo, aqui ninguém é esquecido.

O carisma dos seres mágicos

É importante ter personagens carismáticos, mas também é importante que isso aconteça de uma maneira natural, e é exatamente isso que ocorre no livro. Em um determinado momento a história da golem e do gênio se cruzam e apesar de suas naturezas diferentes o carisma entre eles é enorme. É interessante ver que mesmo com todas as discussões eles conseguem se entender como nenhuma outra pessoa em Nova York seria capaz. A química é perfeita e o leitor fica completamente apaixonado por ambos.

Ambientação deslumbrante

Nada de idade média, castelos, montanhas ou coisas do tipo. Golem e o Gênio é uma fantasia urbana e a cidade de Nova York do século XX é de cair o queixo. Durante a história temos vários momentos em que o gênio faz seus passeios noturnos, momentos em que o leitor fica encantado com cada rua, parque e até mesmo os telhados. Também vale a pena citar uma linha do tempo que nos mostra um pouco da história do gênio no deserto que é igualmente deslumbrante.

A escrita primorosa da autora

A escrita de Helene Wecker torna o livro fácil e prazeroso, é como montar um quebra cabeça, tudo que é contado vai se encaixando na imaginação do leitor. Sua maneira de escrever é bonita e concisa, não existem exageros, tudo é colocado em seu devido lugar no tempo certo. Apesar de ser um livro relativamente grande (518 páginas) o leitor não fica cansado em nenhum momento. Levando em conta que esse é o primeiro romance da autora não tem como não admirar tamanha técnica.


Esse livro foi recebido em parceria com a DarkSide® Books – Acesse o site e redes sociais da editora para mais informações sobre esse e outros livros.

 Facebook | Twitter | Instagram | G+ | YouTube

2 comentários sobre “Literatura | 6 motivos para ler “Golem e o Gênio”, a fábula eterna de Helene Wecker

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s