Resenha | O Médico e o Monstro: a clássica novela aterrorizadora de Robert Louis Stevenson

Neste livro, um fato inesperado altera o ritmo calmo das ruas de Londres – alguém abre a porta dos fundos da residência de Henry Jekyll. A partir desse momento, o cotidiano se confunde com o inexplicável, o secreto, o sobrenatural. Quem é o sinistro Edward Hyde, e o que o une ao respeitável Dr. Jekyll? Duas personalidades opostas disputam a alma de uma homem.

O tipo de obra que faz o leitor questionar o porquê ainda não havia dado prioridade a sua leitura anteriormente. Em O Médico e o Monstro o leitor encontra uma história que vai além da sua principal característica. A novela de Robert Louis Stevenson é reconhecida como um clássico do terror, mas não podemos nos deixar enganar, O Médico e o Monstro também trata de outros assuntos, principalmente a alma humana, e isso é o que assusta de verdade. O ser humano pode ser assustador.

A narrativa apresenta o drama do Dr. Jekyll (trocadilho com I kill), um médico de boa reputação, e o estranho Hyde (aqui o autor faz referencia ao verbo inglês hidden = escondido/oculto), um homem que vive escondido. Não seria vantagem revelar muito sobre os personagens no geral, mas não tem como deixar de citar que esses dois (Dr. Jekyll e Hyde) são as mesmas pessoas, isso fica evidente logo no começo do livro e não é nenhum tipo de spoiler. Acho que é adequado classificar essa novela como um caso estranho, onde a análise da alma humana vai além do bem e do mal, uma história de personalidade, facetas, moral e de como tudo isso pode ser assustador.

“Se cada um pudesse habitar numa entidade diferente, a vida se libertaria de tudo o que é intolerável. O mau poderia seguir o seu destino, livre das aspirações e remorsos do seu irmão gêmeo, a sua contraparte boa. E esta caminharia resolutamente, cheia de segurança, no caminho da virtude, fazendo o bem em que tanto se compraz, sem se expor à desonra e à penitência engendradas pelo perverso. Constitui uma maldição do gênero humano que esses dois elementos estejam tão estreitamente ligados; que no âmago torturado da consciência, continuem a digladiar-se.”

O clima do livro é sombrio, uma Londres escura e misteriosa é o local onde acontece o caso estranho. Os personagens são inteligentes, temos médicos, advogado, mordomos e aquilo que é visto como o monstro. Gostei de todos os personagens, mesmo eu não tendo me apegado a nenhum deles,  a conversa entre eles resulta em uma narrativa envolvente que deixa o leitor completamente envolvido em descobrir o mistério.

O livro é curto mas ao final da leitura pude perceber que o autor soube trabalhar muito bem nesse curto espaço, é uma trama que se desenvolve rápido sem deixar nada para trás, sem perder o clima. Já conhecia de o autor de nome, agora conheço sua mais famosa obra e posso afirmar: Robert Louis Stevenson foi um grande escritor, realmente admirável. Tirei minha própria conclusão de O Médico e o Monstro e recomendo qualquer leitor a fazer o mesmo, uma obra curta e fascinante, merecedora de tamanho sucesso.

Robert Louis Stevenson foi um influente novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem britânico, nascido na Escócia. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour. Considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX, está entre os autores mais traduzidos em todo o mundo. Foi, em vida, também um ferrenho ativista político, crítico social e humanista.

Li essa obra em uma edição três em um da editora Martin Claret, que contem além de O Médico e o Monstro, os romances clássicos Frankenstein e Drácula. Não é o tipo de edição que eu considero bonita, seria melhor ter os livros publicados separadamente, mas vale a pena para quem quer apenas ler a obra. A fonte é pequena, o que pode tornar a leitura desconfortável em algum momento, apesar de não ter sido o meu caso. As folhas são amareladas, algo que compensa em parte a fonte pequena. Uma edição para quem tem apenas interesse na leitura e não liga para outros aspectos.

✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s