Resenha | A Revolução dos Bichos, George Orwell

Um verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, “A Revolução dos Bichos” é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

“Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho ainda intacto depois de sessenta anos.” (Ruth Rendell)

Falar sobre A Revolução dos Bichos pode ser uma tarefa bem complicada, visto que o livro pode ter diferentes interpretações. Muitos associam a história como uma crítica ao stalinismo e todo aquele período da Revolução Russa. Tudo isso pode ser verdade se for atentamente analisada as metáforas usadas por George Orwell. Não pretendo focar minhas impressões nesse sentido, para facilitar, irei tratar A Revolução dos Bichos como uma ótima história sobre o poder, igualdade, liderança e como podemos facilmente ser manipulados.

No livro vamos conhecer a Granja do Solar, cujo dono é um homem chamado Jones. Esse homem fazia o que pode ser considerado comum nas atividades de uma granja, tinha seus animais e fazia toda a manutenção do local com a ajuda de alguns outros homens. Logo no inicio vamos conhecer o porco Major, um animal já velho porém muito respeitado pelos outros animais. Vale deixar claro que no livro os animais possuem a capacidade de falar, inteligência e outras características que se assimilam a nós humanos. Certo dia o velho Major propõe aos animais da granja que eles tomem consciência de sua capacidade, de sua força. Se um dia os animais reconhecessem sua força, nenhum humano seria capaz de ser seu dono, todos seriam livres. É com a influência de Major que os animais começam a pensar em uma maneira de tomar a Granja do Solar de Jones, os bichos se tornam “camaradas” para iniciar uma nova fase em suas vidas.

Animação – A Revolução dos Bichos (1954)

Em 1954 o livro foi adaptado no formato de animação, dirigido por John Halas e Joy Batchelor (assista aqui)

Filme – A Revolução dos Bichos (1999)

Adaptação da obra de George Orwell lançada em 1999 e dirigido por Josh Stephenson (assista aqui)

É incrível ver como cada animal começa a tomar conhecimento de sua capacidade e sonhar com uma vida onde os humanos não os fariam mais de escravos. Toda uma rebelião é organizada e finalmente a granja é tomada pelos animais. Agora os animais são livres, ninguém é dono de ninguém e todos os animais são “iguais”. O interessante é que os porcos assumem a liderança da granja, agora intitulada Granja dos Bichos. Agora os animais são donos, o poder pertence a eles, será que a vida agora será melhor do que quando Jones e os outros humanos controlavam tudo? Será que a igualdade entre os animais irá prevalecer?

O livro é de leitura fácil, George Orwell sabe contar uma história rica de forma simples, sem perder o brilho e ritmo das coisas. Antes eu já tinha lido 1984 do mesmo autor, um livro excelente. Agora com A Revolução dos Bichos tenho a certeza que Orwell foi um dos maiores e mais influentes escritores do século 20, a leitura de suas obras são válidas para qualquer época. É o tipo de livro que exige um pouco de experiência e conhecimento histórico do leitor para captar todas as referências que o autor faz na obra, mas mesmo que esse não seja o seu caso, é possível se divertir e se surpreender com essa incrível história sobre poder, igualdade e manipulação.

NOTA DO SR.MACHADO – 9/10

Autor: George Orwell | Editora: Companhia das Letras | Gênero: Sátira/Ficção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s