Resenha | A Metamorfose, de Franz Kafka

A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

É assim que Franz Kafka deu inicio a sua mais famosa novela, Gregor Samsa era um caixeiro-viajante e da noite para o dia teve sua vida totalmente transformada, quando acorda e começa a perceber que algo de estranho tinha acontecido com seu corpo, ele tinha se transformado em um inseto monstruoso. Como Gregor poderia continuar trabalhando como caixeiro-viajante e sustentar sua família nessa condição? Como sua família e superiores de trabalho vão reagir a sua nova aparência? É dessa forma que Kafka desenvolve uma história crítica, com vários momentos que faz o leitor ter uma sensação de nojo pela condição do personagem ou até mesmo pela forma como as pessoas começam a tratá-lo.

O que Kafka fez aqui é sensacional, facilmente um dos melhores livros que já li. A leitura às vezes parece sofrer um determinado declínio, pois o grande momento do livro é justamente no começo quando nos deparamos com Gregor transformado. Mesmo assim a narrativa não chega a ficar entediante, muito pelo contrário, prende o leitor com em seus detalhes. É o pequeno grande livro do autor, em poucas páginas (104 páginas) consegue provocar nos leitores diversas sensações e questionamentos. Já estou ansioso pelas minhas futuras leituras kafkanianas.

Sobre a edição: letras em tamanho muito bom, diagramação ótima e folhas amareladas. A fonte tem um tom que se parece com negrito, facilitando a leitura. No geral é uma ótima edição da Companhia das Letras.

✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ ✪ 

2 comentários sobre “Resenha | A Metamorfose, de Franz Kafka

    • Obrigado pela visita e comentário, Dani! “A Metamorfose” é um livro incrível, um clássico que eu indico para todo mundo. Muito legal saber que você gostou, espero que um dia você possa ler esse e outros livros do Kafka.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s